terça-feira, 22 de outubro de 2013

“A Índia fez-me dar mais valor ao que tenho”


Sempre que pode Rita Pereira apanha um avião e viaja à procura de um novo país. Mas há uma viagem que a marcou e até mudou a sua forma de estar perante a vida: Índia. A actriz conta como a azafama daquele país a deixou calma, fala dos cheiros, das cores, dos mercados, das pessoas e de como foi feliz com a beleza que encontrou.

Qual a viagem que mais a marcou até hoje?
É muito difícil escolher pois já viajei bastante e todas elas me marcaram de forma especial mas vou destacar a viagem à Índia, mais precisamente a Bombaim e Goa.

Porque a marcou? Fale-me dessa experiência.

Esta viagem foi um misto de trabalho e lazer pois fui para gravar o primeiro episódio da novela “Fascínios” na qual fazia uma personagem indiana chamada Kali. O que mais me marcou foram os cheiros, a diferença brutal de cultura, a quantidade inacreditável de pessoas que circulam nas ruas, os sons estridentes que nem nos permitem ter uma conversa que não aos gritos, a azafama de carros que se cruzam com elefantes pintados com desenhos belíssimos e com os famosos tuk-tuks que tocam campainhas personalizadas, a gastronomia que nos oferece sabores de condimentos já mais provados antes, a mistura de religiões, os homens que andam em grupos sem largarem as mãos, transmitindo através delas amizades para a vida, e os sorrisos envergonhados que muitas vezes apenas procuram um de volta.

Quando e quanto tempo foi?

Foi em 2007 e estive lá 12 dias.

O que aproveitou para fazer no tempo que lá esteve?
Além de gravar, aproveitei para fazer compras de tecidos, roupas a preços inacreditavelmente baixos, especiarias, artesanato local, passeei por praias desertas, vi pores do sol que me deixaram sem palavras, aventurei-me sozinha por mercados onde só os locais vão, tentei conviver ao máximo com as pessoas com as quais tinha contacto, fossem da produção indiana da novela, fossem empregadas dos hotéis onde ficava, pois ajudar-me-ia na construção da minha personagem, visitei monumentos em Goa onde se percebe perfeitamente a influencia portuguesa, e fui feliz.


Dizem que a Índia muda as pessoas. O que é que lhe acrescentou enquanto pessoa?
Esta foi das viagens que mais mudou a minha perspetiva da vida. Contrastando com toda a azafama que descrevi, vim da Índia mais calma, com mais paciência, de coração cheio, com quinhentas historias para contar e experiências para partilhar e fez-me dar mais valor ao que tenho e não desejar ter mais do que aquilo que me é destinado.

O que mais gostou? É uma experiência a repetir?
Gostei mesmo de tudo, da cultura, da gastronomia, dos estilos variados de dança, dos sorrisos sinceros, das praias de águas transparentes cercadas por montanhas de um verde quase fluorescente, de tanta coisa... Sem duvida uma experiência a repetir pois a Índia parece não ter fim, logo, há sempre algo novo a descobrir.


 fonte: Volta ao mundo

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"O que faria Rita Pereira pela sua série preferida?"


Rita Pereira, Pedro Guedes e Ricardo Carriço dão a cara pela nova campanha da FOX respondendo à questão: o que faria pela minha série preferida? A campanha sai para a rua hoje, dia 02 de Outubro, e parte do pressuposto de que todos temos as nossas séries preferidas. 

Rita Pereira demonstra a sua preferência pela série ‘Elementar’, uma série de investigação com um toque de comédia à mistura, um género de que a actriz é assumidamente fã. Neste sentido, e seguindo o mote da campanha, a Rita assume que pela sua série preferida se tornava detective privada, um papel que acabou mesmo por assumir no spot de televisão e sessão fotográfica, um papel que não tinha vestido ainda ao longo da sua carreira, mas que a actriz revelou estar mais do que preparada para o fazer. Fã incondicional de séries, Rita surge assim ligada à estreia da nova série da FOX, agendada para dia 09 de Outubro, que consiste numa versão moderna de Sherlock Holmes. Nesta versão, o papel de Watson é feminino e interpretado por Lucy Liu.

A nova campanha da FOX pretende, através de caras muito conhecidas dos portugueses, mas com perfis inteiramente distintos, mostrar que o canal FOX é já um canal para todos os públicos e que, na verdade, todos nós temos a nossa série preferida.

Esta campanha vai estar presente na televisão, rádio, outdoor e imprensa.